
A Prefeitura de Jales, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu entre os dias 25 de agosto e 02 de setembro a Semana de Conscientização e Prevenção de Escorpiões, com o objetivo de proteger a população e reforçar os cuidados para evitar a proliferação desses animais peçonhentos, que oferecem maior risco a crianças e idosos.
Durante a ação, a Equipe Municipal de Combate às Endemias levou orientações aos pacientes em diversas unidades de saúde, como o Núcleo Central de Saúde e as Estratégias de Saúde da Família (ESFs) de vários bairros do município. Além disso, alunos das escolas municipais receberam panfletos educativos com informações e dicas de prevenção, como: manter quintais e terrenos sempre limpos, sem entulho ou lixo acumulado; evitar o acúmulo de madeira, tijolos e telhas em locais abertos; tampar ralos e frestas, vedando portas e janelas e usar luvas ao mexer em entulhos, folhas e materiais de construção.
Como parte da programação, na sexta-feira (30) teve início mais uma edição do projeto “Jales Mais Limpa”, que promove o recolhimento de móveis velhos e entulhos — locais que podem servir de abrigo para escorpiões. A iniciativa seguirá até 12 de dezembro, contribuindo para a redução de riscos dentro das residências e nos bairros.
A chefe de divisão da equipe de combate às endemias, Vanessa Luzia da Silva, que participou das orientações nas unidades de saúde, lembrou que a prevenção depende da colaboração de todos: “Nosso trabalho é levar informação e orientar a população, mas é fundamental que cada morador faça sua parte, eliminando locais que possam servir de abrigo para escorpiões, como entulhos, restos de madeira e lixo acumulado”.
A secretária municipal de Saúde, Nilva Gomes, destacou a importância da mobilização:
“Os escorpiões representam um risco à saúde, especialmente para crianças e idosos. No entanto, com cuidados simples é possível evitar tanto a proliferação quanto os acidentes. Por isso reforçamos o pedido para que a população se envolva e mantenha os quintais sempre limpos e organizados”.
O prefeito Luis Henrique Moreira também reforçou a importância das ações integradas:
“Estamos unindo esforços com a comunidade para reduzir os riscos e proteger nossa população. O programa Jales Mais Limpa, aliado à conscientização, é uma ferramenta essencial para garantir mais saúde e qualidade de vida para todos”.
A Secretaria de Saúde reforça ainda que, em caso de acidente com escorpiões, a população deve procurar imediatamente a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Jales.