13 de Setembro, 2025 12h09mPrevenção

Semana de Conscientização e Combate aos Escorpiões é realizada em Jales

A Prefeitura de Jales, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu entre os dias 25 de agosto e 02 de setembro a Semana de Conscientização e Prevenção de Escorpiões, com o objetivo de proteger a população e reforçar os cuidados para evitar a

A Prefeitura de Jales, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu entre os dias 25 de agosto e 02 de setembro a Semana de Conscientização e Prevenção de Escorpiões, com o objetivo de proteger a população e reforçar os cuidados para evitar a proliferação desses animais peçonhentos, que oferecem maior risco a crianças e idosos.

Durante a ação, a Equipe Municipal de Combate às Endemias levou orientações aos pacientes em diversas unidades de saúde, como o Núcleo Central de Saúde e as Estratégias de Saúde da Família (ESFs) de vários bairros do município. Além disso, alunos das escolas municipais receberam panfletos educativos com informações e dicas de prevenção, como: manter quintais e terrenos sempre limpos, sem entulho ou lixo acumulado; evitar o acúmulo de madeira, tijolos e telhas em locais abertos; tampar ralos e frestas, vedando portas e janelas e usar luvas ao mexer em entulhos, folhas e materiais de construção. 

Como parte da programação, na sexta-feira (30) teve início mais uma edição do projeto “Jales Mais Limpa”, que promove o recolhimento de móveis velhos e entulhos — locais que podem servir de abrigo para escorpiões. A iniciativa seguirá até 12 de dezembro, contribuindo para a redução de riscos dentro das residências e nos bairros.

A chefe de divisão da equipe de combate às endemias, Vanessa Luzia da Silva, que participou das orientações nas unidades de saúde, lembrou que a prevenção depende da colaboração de todos: “Nosso trabalho é levar informação e orientar a população, mas é fundamental que cada morador faça sua parte, eliminando locais que possam servir de abrigo para escorpiões, como entulhos, restos de madeira e lixo acumulado”.

Publicidade

A secretária municipal de Saúde, Nilva Gomes, destacou a importância da mobilização:
“Os escorpiões representam um risco à saúde, especialmente para crianças e idosos. No entanto, com cuidados simples é possível evitar tanto a proliferação quanto os acidentes. Por isso reforçamos o pedido para que a população se envolva e mantenha os quintais sempre limpos e organizados”.

O prefeito Luis Henrique Moreira também reforçou a importância das ações integradas:
“Estamos unindo esforços com a comunidade para reduzir os riscos e proteger nossa população. O programa Jales Mais Limpa, aliado à conscientização, é uma ferramenta essencial para garantir mais saúde e qualidade de vida para todos”.

A Secretaria de Saúde reforça ainda que, em caso de acidente com escorpiões, a população deve procurar imediatamente a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Jales.

Publicidade

Notícias relacionadas

Setor de beleza é destaque no empreendedorismo do noroeste paulista; confira os números de abertura de empresas de beleza em Jales e região

Dia 19 de janeiro foi comemorado o Dia Nacional dos Profissionais de Beleza, um setor que está entre os que mais registram abertura de novas empresas.

07 de Fevereiro, 2026

Setor de beleza é destaque no empreendedorismo do noroeste paulista; confira os números de abertura de empresas de beleza em Jales e região

Dia 19 de janeiro foi comemorado o Dia Nacional dos Profissionais de Beleza, um setor que está entre os que mais registram abertura de novas empresas.

31 de Janeiro, 2026

Vigilância em Saúde realiza capacitação sobre Testes Rápidos de ISTs para profissionais de Jales e região

A Prefeitura de Jales, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, da Vigilância em Saúde e do Ambulatório de Atenção Especializada – SAE/CTA, promoveu a capacitação de novos executores de Te

15 de Novembro, 2025