Entre os dias 20 a 22 de setembro, a Diocese de Jales realizou a formatura da 34ª Turma da Escola de Animadores de Comunidades, que concluíram as cinco etapas de formação, para os agentes de pastorais.
Os estudos são divididos em cinco etapas, e cada uma contém dois momentos de formação. São dois anos e meio de estudos, onde os agentes pastorais das comunidades se encontram em quatro finais de semana por ano.
Na primeira etapa o tema central é a Bíblia, com o estudo bíblico do Antigo ao Novo Testamento. Na segunda etapa o tema central é a história da Igreja, através do Ato dos Apóstolos e dos Concílios. Na terceira etapa o tema central é a liturgia, com aulas teóricas e práticas, a partir das orientações do Missal Romano e documentos da Igreja. Na quarta etapa são estudados os sacramentos e na quinta a vida pastoral na comunidade.
A Escola de Animadores é um organismo especifico de formação da Diocese de Jales, que teve sua primeira turma formada em 1985, ano em que a Diocese celebrava seu Jubileu de Prata.
“Estes momentos são muito importantes para a formação de nós, Leigos e Leigas dentro da Igreja. Um grande ponto para mim, é a música na liturgia, na qual esclareci muitas coisas, e hoje posso fazer um trabalho mais apurado, além das missas e encontros, quando se refere a música. Na escola de animadores nós temos a oportunidade de nos formar em todos os âmbitos na Igreja, esclarecendo nossas dúvidas ”, afirmou Renato Marcio, agente de pastoral da Paróquia São Pedro de Fernandópolis e aluno da 34ª Turma.