O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para as pessoas idosas, proporcionou, nesta terça-feira (21/03), o início da Oficina de culinária para esse público alvo. Esta atividade será realizada quinzenalmente, correlacionada aos percursos mensais programados pela equipe técnica.
Realizada nesta tarde de terça feira, com a facilitadora social, Regiane Siqueira, duas horas de promoção de hábitos alimentares saudáveis e aquisição de novas experiências culinárias. Com o objetivo de estimulação da memória alimentar, respeitando a cultura existente, assim ampliando o convívio social entre os idosos. As oficinas acontecem quinzenalmente às terças-feiras, das 13h30 às 15 h30.
Buscamos estimular os idosos a relatarem as memórias alimentares, como eram feitas as refeições, como eram servidas (na mesa comumente), ressalta a equipe técnica do SCFV para pessoas idosas juntamente com a Secretária Municipal de Promoção Social, Fernanda Leme. Sempre registramos com fotos e durante a oficina os idosos comentam animados que farão as preparações em casa para a família. Destacamos em nossa oficina a importância do afeto ao preparar a refeição, da importância de arrumar a mesa, sentar-se à mesa e preservar este encontro de interação.
Acrescenta o prefeito Osmar Sampaio juntamente com a primeira dama, Rosinei que esse programa atinge o objetivo maior que é a interação social e rompimento com a condição de isolamento social. O programa para pessoas idosas, enriqueceu seu “fazer”, modo de conduzir a prática destacando a alimentação como fator importante para melhoria da qualidade de vida. As reflexões críticas alertaram os idosos quanto ao consumo consciente, ressalta a coordenadora do CRAS, Flaucia Teixeira Lopes Arozio.