
Na noite da terça-feira (04/02), às 19h, a Câmara Municipal de Jales recebeu a Audiência Pública para a apresentação da Revisão do Plano Diretor de Turismo do município. O evento contou com a presença de mais de 40 participantes, incluindo empresários do setor, representantes da Região Turística “Entre Rios”, vereadores, secretários municipais, servidores e especialistas da área.
Entre os presentes estavam os interlocutores da Região Turística “Entre Rios”, Evando Marin e Ana Paula Enside, o presidente do Conselho Municipal de Turismo - COMTUR, Antônio Quintela, o presidente da Câmara Municipal, vereador Bruno de Paula, além dos vereadores Luís Especiato e Fábio Kazuto. Também participaram o ex-diretor do DADETUR e consultor de municípios, Antônio Serralha, os conselheiros titulares e suplentes do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), bem como cidadãos interessados no desenvolvimento do setor turístico em Jales.
O consultor em turismo, Carlos Alberto Leal, da empresa LEAL Consultores e Associados, responsável pela revisão do Plano Diretor de Turismo, apresentou a metodologia participativa utilizada no estudo. Ele destacou que o plano anterior atingiu mais de 75% de execução, um índice considerado muito positivo. Durante a explanação, foram apresentados os cenários futuros, a missão, visão e valores do plano revisado, além das diretrizes, programas e projetos estratégicos para os próximos três anos.
Durante a audiência, os participantes puderam esclarecer dúvidas e apresentar sugestões, contribuindo para um debate enriquecedor sobre os rumos do turismo local.
Paralelamente à audiência, o COMTUR realizou sua primeira reunião de 2025. Ao final do encontro, o presidente do conselho, Antônio Quintela, colocou a revisão do Plano Diretor de Turismo em votação, e a proposta foi aprovada por unanimidade.
Com a aprovação do COMTUR, o Plano Diretor de Turismo segue agora para a elaboração de um projeto de lei que será encaminhado à Câmara Municipal. Após aprovação legislativa, ele se tornará uma Lei Municipal, conforme exigido pela regulamentação dos Municípios Turísticos do Estado de São Paulo.