20 de agosto, 2021 12h08m Coluna Notícias da Diocese por por Dom Reginaldo Andrietta

MUDARMO-NOS PARA MUDAR O MUNDO

Devemos ser a mudança que queremos ver no mundo, ensinava Mahatma Gandhi (1896-1948), líder do movimento pela independência da &Ia

Jean Ferreira, Estudante de Teologia e Seminarista da Diocese de Jales
Jean Ferreira, Estudante de Teologia e Seminarista da Diocese de Jales

Devemos ser a mudança que queremos ver no mundo, ensinava Mahatma Gandhi (1896-1948), líder do movimento pela independência da Índia, praticante do ensinamento de Jesus sobre “dar a outra face”(cf. Lc 6,29), ou seja, não recorrer à violência ou pisar nos outros para conseguir seus objetivos.

Assim, podemos entender que culpar outras pessoas pelos nossos problemas é um grande desperdício de tempo. Quando fazemos isso não aprendemos nada, não crescemos e não amadurecemos. Dessa forma não melhoramos o que queremos.

Diante os sofrimentos enfrentados na vida, basicamente, existem  dois pontos fundamentais que nós podemos tomar: Alguns não assumem suas responsabilidades, outros se perguntam o que podem fazer de diferente para mudar o que desejam.

O filme “História de um Casamento”, de 2019, mostra a história de um casal à beira da separação. Ambos estão infelizes, machucados e zangados. De um lado, o marido lembra das coisas falhas de sua mulher. De outro lado, a esposa descreve todas as vezes que seu marido a desapontou e os motivos pelos quais ela não pode mais viver com ele. Cada um possui uma longa lista de mudanças necessárias para o outro. Suas perspectivas para a reconciliação são improváveis, até que eles aprendem e assumem que o outro não é o problema.

Essa história mostra que, mais do que mudar outras pessoas, devemos nos mudar a nós mesmos. Isso é difícil e requer  humildade, coragem e empenho. Embora pareça mais fácil e  gratificante para nossos desejos egoístas, culpar  os outros, devemos reconhecer as carências que temos.

Publicidade

Todos nós temos a chance de tornar nossas vidas melhores. Talvez devamos nos perguntar se aproveitamos as boas oportunidades, se estamos de fato dando atenção ao que nos está sendo dito, se estamos falando o que precisa ser dito com sinceridade e respeito, se estamos fazendo o nosso melhor no trabalho ou na escola, ou seja, se estamos “colocando a nossa casa em ordem”, pois é nela que começa a recuperação dos valores que servem ao bem de todos.

Por isso é importante desenvolvermos o autoconhecimento e pararmos de fazer aquilo que corrói nossos relacionamentos, bem como prestarmos atenção se estamos  adiando a resolução de nossos problemas. Devemos desenvolver sempre um diálogo com a nossa própria consciência e perceber o que estamos fazendo de errado, para corrigir imediatamente.

Ao invés de criarmos problemas a nós mesmos, às nossas famílias e à sociedade, podemos ser uma força positiva, de confiança e termos a sabedoria para encarar a vida com seus desafios, nos tornando lúcidos o suficiente para compreender que Deus não nos dá o que queremos, mas sempre o que precisamos. Um exemplo disso é a multidão que buscava Jesus pelo pão multiplicado, mas aprende dele o valor da partilha. Quando se partilha há abundância para todos (cf. Mc 6,34-44).

Portanto, o melhor jeito de mudarmos o mundo é começarmos com pequenas mudanças cotidianas em nós mesmos e nossos relacionamentos  e tornando-nos sempre mais solidários.

Publicidade

Dom Reginaldo Andrietta

Batizado na Paróquia Senhor Bom Jesus dos Aflitos, Pirassununga, no dia 16 de junho de 1957. Crismado na Paróquia Senhor Bom Jesus dos Aflitos, Pirassunuga, no dia 27 de maio de 1962. Primeira Eucaristia na Paróquia Santo Antonio, Pirassununga, no dia 17 de junho de 1965. Ordenado Diácono na Igreja São Luiz Gonzaga, Paróquia São Benedito, Americana – SP, no dia 19 de outubro de 1982. Ordenado presbítero na Paróquia Senhor Bom Jesus dos Aflitos, Pirassununga, no dia 18 de março de 1983. Foi nomeado Bispo para a Diocese de Jales, pelo Papa Francisco, no dia 21 de outubro de 2015. Sua ordenação Episcopal foi realizada no dia 27 de dezembro de 2015, em Americana, SP, na Basília Santuário Santo Antonio de Pádua. Sua posse na Diocese de Jales ocorreu no dia 31 de janeiro de 2016. Seu lema Episcopal é: “A Serviço do Bem Comum”

Notícias relacionadas

Prefeito Luis Henrique Moreira, vice Marynilda Cavenaghi e vereadores são empossados para o próximo mandato

O prefeito Luis Henrique Moreira e a vice-prefeita Marynilda Cavenaghi, reeleitos no mês de outubro de 2024, para o mandato de mais quatro anos, com expressivos 90,2% dos votos, foram empossados ness

02 de janeiro, 2025

Prorrogado prazo de inscrição para o Vestibular das Fatecs

As inscrições para o processo seletivo das Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) para o primeiro semestre de 2025 foram prorrogadas até o próximo dia 19, exclusivamente pelo site vestibular.

14 de dezembro, 2024

Câmara homenageia chapa eleita da OAB de Jales para o triênio 2025-2027

A chapa “Juntos para Servir”, vencedora das eleições da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB – Subseção de Jales para o triênio 2025-2027, foi homenageada pela Vereadora Ana Carolina Lima Am

07 de dezembro, 2024

Publicidade

Publicidade

Enquete

Você é a favor da reforma da previdência?


Redes sociais

Colunistas