27 de agosto, 2021 16h08m Coluna Notícias da Diocese por por Dom Reginaldo Andrietta

RECOLHIMENTO, ESPIRITUALIDADE E SENTIDO

Atualmente, vivemos em um mundo extremamente globalizado e agitado, onde somos continuamente convidados a viver sempre para fora, sem prestar aten&cce

Talles Renan Souza Nicoletti - Estudante do 3º ano de Filosofia e Seminarista da Diocese de Jales
Talles Renan Souza Nicoletti - Estudante do 3º ano de Filosofia e Seminarista da Diocese de Jales

Atualmente, vivemos em um mundo extremamente globalizado e agitado, onde somos continuamente convidados a viver sempre para fora, sem prestar atenção no interior. Consequentemente, o risco de perder a sintonia com nós mesmos se faz presente. A espiritualidade pessoal é um convite que leva a um encontro consigo e com o Deus que o habita.

A sociedade sempre nos convida a seguir a moda e a pressa contínua. Muitas vezes, nos sentimos excluídos ou incapacitados pelo fato de querermos fazer o percurso contrário. O movimento da alma é diferente do movimento do mundo. A alma requer recolhimento, silêncio e serenidade. Nesta prática, ouvimos a voz de Deus na profundeza de nossos corações.

Hoje, vemos o aumento contínuo de pessoas em crises, angustiadas ou no desespero, com o risco de cometerem suicídio. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) em 17 de junho de 2021, há um número elevado de jovens entre 15 a 29 anos que comentem tal prática, sendo a quarta causa de morte depois de acidentes no trânsito, tuberculose e violência interpessoal. Como dar sentido à vida diante dessas situações?

Jesus Cristo nos aponta um caminho. Ele é o grande exemplo de espiritualidade. Ele se retirava para lugares afastados e, no silêncio, fazia suas orações ao Pai (cf. Lc22,41). Inspiremo-nos no seu exemplo: recolhermo-nos é fundamental para o crescimento espiritual. A leitura da Palavra de Deus, sua meditação e a oração nos colocam em sintonia com a nossa realidade mais profunda e com a realidade do mundo que nos envolvem.

Publicidade

Com tantas desigualdades e calamidades presentes no mundo contemporâneo, encontrar o sentido para tudo aquilo que se vive é fundamental para a vida de cada um, é fazer a experiência do amor de Deus em nós, porque “Deus é amor” (1 Jo 4,8). Esta é uma regra básica da vida para toda a sociedade: não tem como amarmos os outros se não nos amamos a nós mesmos; não há possibilidade de perdoar o outro se antes não nos perdoamos a nós mesmos; e não há possibilidade de encontro se antes não nos encontramos a nós mesmos.

Durante o momento de recolhimento e silêncio, ou seja, uma prática desértica em nossas vidas, mergulhamo-nos no mistério das realidades que nos envolvem. Assim, conseguimos por meio dos dons do Espírito Santo, a sabedoria e o discernimento para tomar decisões mais assertivas.

Muitas vezes, ficamos presos em situações que nos tiram a paz. Podemos recuperá-la por meio do recolhimento e da reflexão sobre a ressurreição de Lázaro, quando Jesus o chama para fora do sepulcro (cf. Jo 11,43). Com isso, percebemos que a vida cristã é baseada na ressureição e, com a graça de Deus, somos convidados a sair dos sepulcros e ressuscitar em Jesus, todos os dias.

Publicidade

Dom Reginaldo Andrietta

Batizado na Paróquia Senhor Bom Jesus dos Aflitos, Pirassununga, no dia 16 de junho de 1957. Crismado na Paróquia Senhor Bom Jesus dos Aflitos, Pirassunuga, no dia 27 de maio de 1962. Primeira Eucaristia na Paróquia Santo Antonio, Pirassununga, no dia 17 de junho de 1965. Ordenado Diácono na Igreja São Luiz Gonzaga, Paróquia São Benedito, Americana – SP, no dia 19 de outubro de 1982. Ordenado presbítero na Paróquia Senhor Bom Jesus dos Aflitos, Pirassununga, no dia 18 de março de 1983. Foi nomeado Bispo para a Diocese de Jales, pelo Papa Francisco, no dia 21 de outubro de 2015. Sua ordenação Episcopal foi realizada no dia 27 de dezembro de 2015, em Americana, SP, na Basília Santuário Santo Antonio de Pádua. Sua posse na Diocese de Jales ocorreu no dia 31 de janeiro de 2016. Seu lema Episcopal é: “A Serviço do Bem Comum”

Notícias relacionadas

Dia histórico: Rumo e Prefeitura inauguram o segundo viaduto sobre a linha férrea denominado Jornalista Deonel Rosa Júnior

Sete de janeiro de 2025 é uma data que entrou para a história de Jales.

08 de janeiro, 2025

Prefeito Luis Henrique Moreira, vice Marynilda Cavenaghi e vereadores são empossados para o próximo mandato

O prefeito Luis Henrique Moreira e a vice-prefeita Marynilda Cavenaghi, reeleitos no mês de outubro de 2024, para o mandato de mais quatro anos, com expressivos 90,2% dos votos, foram empossados ness

02 de janeiro, 2025

Câmara de Vereadores de Santa Salete é reformada e será reinaugurada nesta sexta-feira, 20 de dezembro

Nesta sexta-feira, 20 de dezembro, será a Sessão Solene e Especial de denominação do prédio do Legislativo "Aparecido Molina Veiga" e inauguração da reforma e ampliação da fachada da Câmara

19 de dezembro, 2024

Publicidade

Publicidade

Enquete

Você é a favor da reforma da previdência?


Redes sociais

Colunistas