30 de Setembro, 2023 12h09mClima

Onda de calor pode durar até a próxima semana em algumas regiões do país, diz Inmet

A onda de calor que atingiu grande parte do Brasil na última semana do inverno deve continuar pelos próximos dias.

A onda de calor que atingiu grande parte do Brasil na última semana do inverno deve continuar pelos próximos dias. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o alerta vermelho causado pelas altas temperaturas deve se estender até a primeira semana de outubro em 11 estados e no Distrito Federal.

Desde o dia 18 de setembro, as altas temperaturas atingem parte de São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, norte do Paraná e áreas do Centro-Oeste, como Mato Grosso, Goiás e o Distrito Federal. Na Região Norte, o calor afeta áreas do Tocantins e do sul e sudeste do Pará. No Nordeste, a onda de calor atinge principalmente a Bahia e o Maranhão.

De acordo com o meteorologista do Inmet Heráclio Alves, ondas de calor como a de agora são comuns na transição do inverno para a primavera.

“Normalmente essa onda de calor ocorre todo ano principalmente no final do inverno e durante a primavera, especialmente na primeira metade da primavera. Porque é um período em que chove menos, ou seja, tem uma atuação mais frequente das massas de ar seca da região central do país. É um período com pouca nebulosidade, então as temperaturas aumentam”, explica.

Crianças e idosos são os que mais sofrem com o aumento da temperatura

Publicidade

A exposição ao calor extremo pode trazer consequências graves para a saúde humana. Segundo o médico dermatologista Gustavo Martins, as altas temperaturas podem levar a insolação, queimaduras de segundo grau, desidratação e, em casos extremos, até a morte. Ele destaca que crianças e idosos com problemas de saúde são mais suscetíveis ao aumento das temperaturas.

“Pessoas dos dois pólos de idade, os idosos e os mais jovens devem tomar muito cuidado ao se expor ao sol. Devem se hidratar, evitar os horários mais quentes do dia, comer comidas leves e, a qualquer sinal de dor de cabeça, vômito, sensação de tontura e desmaio e mal-estar, procurar atendimento médico para que seja corretamente diagnosticado e prontamente tratado”, orienta.

Se hidratar com água e sucos naturais, usar roupas leves de preferência de algodão, de tonalidades claras que absorvem menos o calor e usar filtro solar são outras indicações do dermatologista para cuidar da saúde durante o período de temperaturas mais elevadas.

Fonte: Brasil 61 

Publicidade

Notícias relacionadas

Semana Nacional do Trânsito em Jales reforça importância de atitudes seguras no trânsito

Com o tema “Desacelere – seu bem maior é a vida”, a Semana Nacional do Trânsito seguiu em todo o Brasil até o dia 25 de setembro e, em Jales, contou com uma ação educativa promovida pelo DE

27 de Setembro, 2025

Estudantes de Direito do UNIJALES vivenciam experiências marcantes em visita técnica a Brasília

A capital federal, palco das grandes decisões do país, foi cenário de aprendizado para os alunos do curso de Direito do Centro Universitário de Jales.

20 de Setembro, 2025

Estudantes de Direito do UNIJALES vivenciam experiências marcantes em visita técnica a Brasília

A capital federal, palco das grandes decisões do país, foi cenário de aprendizado para os alunos do curso de Direito do Centro Universitário de Jales.

13 de Setembro, 2025