Escolas de Jales abordam o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” como tema de estudo

Na luta pelo combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a Prefeitura Municipal de Jales, por meio da Secretaria Municipal de Educação, está promovendo durante todo o mês a campanha alusiva ao dia 18 de maio, quando é cel

Educação em 17 de junho, 2023 10h06m

Na luta pelo combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a Prefeitura Municipal de Jales, por meio da Secretaria Municipal de Educação, está promovendo durante todo o mês a campanha alusiva ao dia 18 de maio, quando é celebrado o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”.

As escolas municipais e particulares estão desempenhando um papel importante ao abordar o tema com seus alunos. Cientes da relevância de educar e conscientizar os estudantes sobre essa questão delicada, buscando promover a prevenção e a proteção dos direitos das crianças e adolescentes, as instituições estão proporcionando um espaço seguro e acolhedor para discutir o assunto.

As ações promovidas pelas escolas visam destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da defesa dos direitos deste grupo da sociedade, além de enfatizar a importância de garantir a toda criança e adolescente o direito ao seu desenvolvimento de forma segura e protegida, livre do abuso e da exploração sexual. 

Publicidade

Parte dos alunos da rede municipal estiveram presentes na passeata realizada no dia 18 de maio pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. Participaram do evento alunos da E.M. Profª Maria Olympia Braga Sobrinho, E.M. Profº Alberto Gandur, E.M. Profº João Arnaldo Andreu Avelhaneda, E.M. Profª Iracema Pinheiro Candeo Lola e E.M. Profª Eljácia Moreira. “Cabe ressaltar que todos os alunos do 5º ano receberam o boton da campanha e participaram de sorteio das camisetas alusivas, além das escolas municipais receberem do CMDCA - Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, uma revistinha chamada Plenarinho, que trata sobre o assunto por meio de história em quadrinho”, afirmou a presidente do CMDCA e coordenadora geral da educação infantil, Tamara Viota”.

O município conta com uma rede de proteção à criança e ao adolescente e as pessoas podem denunciar os abusos e a exploração sexual através do Disque 100, Conselho Tutelar (17 99646-6031), Polícia Civil (17 3632-3366) ou Polícia Militar (17 3632-1710). A ligação é gratuita e a denúncia pode ser feita de forma anônima. A pessoa também pode ir até o Conselho Tutelar ou em uma Delegacia de Polícia e expor o crime para posterior investigação.

Publicidade

Notícias relacionadas


Publicidade

Enquete

Você é a favor da reforma da previdência?


Redes sociais

Colunistas