A tradição da Enfermagem é notória na história mundial. Profissionais ímpares que demonstram sua relevância em todas as instâncias são reconhecidos pela necessidade, excelência e persistência em salvar vidas. A Semana de Enfermagem, realizada de 20 a 24 de maio, evidenciou ainda mais essa importância.
Sob a coordenação do professor Antonio Carlos Gonçalves, o curso, que mantém tradição e qualidade, abordou temas em alta, assim como casos de sucesso de ex-alunas que passaram pelo Centro e hoje trilham uma carreira promissora.
Na primeira noite, Talita Caceres Minella Rossafa, Enfermeira Coordenadora e Responsável Técnica da Enfermagem no Hospital de Amor, conversou com os discentes. O tema “Liderança: Seus Desafios e Dificuldades na Gestão de Pessoas” trouxe para a sala de aula um diálogo delicado e necessário no cotidiano profissional.
Na terça-feira (21), Polyana Tavares de Souza Tobal, Enfermeira Responsável Técnica do SAMU 192 Regional de Jales, apresentou “Atendimento Inicial a Vítima de Trauma no Atendimento Pré-hospitalar – APH”, ilustrando o dia a dia dos profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.
A “Prevenção e Controle do Aedes Aegypti e a notificação sobre Escorpiões” foi o tema da quarta-feira, discutido pela Coordenadora das Equipes de Combate a Endemias do Município de Jales, Vanessa Luzia da Silva Tonholi.
Na penúltima noite, as ex-alunas Camila Montalvão, Edilaine Arlindo, Mirian de Andrade Costa e Rosimeire Oliveira Santana Bonfim participaram de uma mesa redonda com os alunos, compartilhando suas “Vivências e Experiências Profissionais dos Formandos da Graduação de Enfermagem a Nível Hospitalar e Atenção Básica de Saúde”.
Encerrando a semana na sexta-feira, a Psicóloga da Atenção Primária à Saúde, Adila Andressa Silva Guizo, que atua no Ambulatório de Saúde Mental de Jales desde 2022, discutiu as “Contribuições da Psicologia à Enfermagem: o Cuidar em Saúde”.