
A Catedral Diocesana de Jales acolheu na última terça-feira, dia 27 de março, as famílias representantes das comunidades que pertencem a Diocese de Jales, e também todos os padres, seminaristas, religiosos e os coordenadores diocesanos das Pastorais e Movimentos, para a Missa dos Santos Óleos, que foi presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Reginaldo Andrietta.
É nessa missa em que é abençoado os Óleos dos Catecúmenos, dos Enfermos e consagrado o Santo Crisma, que depois é usado durante o ano nas comunidades, nas celebrações dos sacramentos.
A missa também é marcada pela renovação das promessas sacerdotais dos padres diocesanos, diante do bispo e de todo o povo de Deus, representando a unidade em torno do ministério pascal de Cristo.
O óleo para unção é usado desde a antiguidade, onde se usava para ungir os escolhidos por Deus, por isso tem grande significado na vida da Igreja.
Óleo dos Enfermos - É um sinal utilizado pelo sacramento da Unção dos Enfermos, que traz o conforto e a força do Espírito Santo para o doente no momento de seu sofrimento, principalmente na hora na morte, se for a vontade de Deus. O doente é ungido na fronte e na palma das mãos.
Óleo dos Catecúmenos - Concede a força do Espírito Santo aqueles que serão batizados para que possam ser lutadores de Deus, ao lado de Cristo, contra o Espírito do mal.
Santo Crisma - É um óleo utilizado nas unções consacratórias dos seguintes sacramentos: depois da imersão nas águas do batismo, o batizado é ungido na fronte; na Confirmação é o símbolo principal da consagração, também na fronte; depois da ordenação sacerdotal, na palma das mãos do neossacerdote; depois da Ordenação Episcopal, sobre a cabeça do novo bispo; este é o único óleo que é perfumado, na hora da consagração é adicionado o balsamo e preparado pelo bispo.