O projeto Samuzinho na Escola, iniciado nesta terça-feira, 5 de novembro, na E.M. Profª Eljácia Moreira, é uma iniciativa das Secretarias Municipais de Educação e Saúde, em parceria com o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região de Jales, o CONSIRJ. A ação visa orientar alunos do 4º ano do Ensino Fundamental e do Pré II em práticas de primeiros socorros e conscientização sobre o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), ressaltando a importância do serviço e os prejuízos causados por trotes ao sistema de emergência.
Durante o projeto, as crianças aprendem a importância do Samu, como funciona o atendimento pelo número 192, quais situações exigem seu acionamento e quais informações devem ser passadas ao atendente. Em especial, o treinamento inclui práticas como as manobras de desengasgo e ressuscitação cardíaca, fundamentais em situações de emergência.
As atividades do Samuzinho na Escola incluem também noções de prevenção de acidentes domésticos e de trânsito. Parte da programação leva as crianças a uma visita a uma viatura do Samu, onde podem ver de perto os equipamentos e os procedimentos usados nas emergências.
Após a primeira etapa na E.M. Profª Eljácia Moreira, o projeto seguirá para a E.M. Profº Alberto Gandur e E.M. Elza Pirro Viana, envolvendo alunos de toda a rede municipal até o dia 7 de novembro. Sob a coordenação das enfermeiras Polyana Tavares de Souza Tobal e Ana Lúcia da Silva, do Samu Regional Jales, os demais membros da equipe do Samu também contribuem ativamente para a condução das atividades, compartilhando conhecimento e orientando as crianças em práticas de socorro e prevenção.
Para a secretária de Saúde, Nilva Gomes, a importância do projeto está em capacitar as crianças para que saibam agir em casos de emergência doméstica. "Esse treinamento vai ensiná-las a como acionar o Samu, o que dizer ao atendente e até prestar os primeiros socorros, se necessário". A secretária de Educação, professora doutora Adriana Campos, destaca o papel educativo da ação, que não só prepara os alunos para situações de risco, mas também promove uma reflexão sobre o impacto dos trotes, que representam cerca de 20% das chamadas ao Samu.
A abertura do projeto contou com a presença de autoridades como a vice-prefeita Marynilda Cavenaghi, o chefe de gabinete e secretário de Mobilidade Urbana e Segurança Pública, José Angelo Caparroz Vieira, o secretário de Comunicação Social Douglas Zílio, a secretária de Educação Adriana Campos, a secretária de Saúde Nilva Gomes, os vereadores Elder Mansueli e Rivelino Rodrigues, o diretor do Consirj, José Roberto Pietrobom, as responsáveis pelo projeto, enfermeiras Polyana Tavares de Souza Tobal e Ana Lúcia da Silva, diretora da EM. Professora Eljácia Moreira, Vilma Agostinho, além de servidores do Consirj e das unidades escolares participantes.
Idealizado pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Samu, o Samuzinho na Escola aposta em atividades dinâmicas e dramatizações para ensinar aos estudantes a importância do serviço de emergência e reduzir o número de trotes. É uma oportunidade de educar e engajar as crianças em ações de segurança e conscientização, preparando-as para agir com
Samuzinho na Escola vai percorrer unidades da rede municipal de ensino da cidade
O projeto Samuzinho na Escola, iniciado nesta terça-feira, 5 de novembro, na E.M.
Publicidade
Saúde
Hipertensão arterial e diabetes são a maior causa de falência renal na população
Os rins desempenham um papel vital em nosso organismo e merecem atenção especial quando se trata de cuidados com a saúde.