08 de Novembro, 2024 08h11mEducação

Júri Simulado do curso de Direito do UNIJALES surpreende centenas de espectadores

“Massacre em Escola” foi o tema da simulação Na noite de segunda-feira, 4 de novembro, o curso de Direito do Centro Universitário de Jales reuniu centenas de pessoas para assistir a um júri simulado, realizado no Teatro Municipal de Jales.

“Massacre em Escola” foi o tema da simulação
Na noite de segunda-feira, 4 de novembro, o curso de Direito do Centro Universitário de Jales reuniu centenas de pessoas para assistir a um júri simulado, realizado no Teatro Municipal de Jales.
Com o tema “Massacre em escola”, alunos do 10º semestre noturno, sob a orientação das psicólogas e professoras da disciplina de Psicologia Forense: Profa. Me Ana Paula dos Santos Prado e Profa. Dra Regina Maria de Souza e da coordenadora do curso, Profa. Ma. Érica Molina Rubim, executaram primorosamente todas as ações simuladas do Juri.
Contexto delicado
Um tema pertinente, preocupante e necessário para ser debatido entre alunos e comunidade: os massacres ocorridos em escolas de ensino fundamental e médio, baseados em trágicos acontecimentos que ceifaram a vida de inocentes, como o de Suzano, em 2019, e o mais recente, ocorrido em setembro nos Estados Unidos, com quatro vítimas, entre elas dois alunos e dois professores.
A simulação
Para a realização da simulação, os alunos do 10º semestre se dividiram em funções que incluíam juízes, promotoria, policiais, advogados de defesa, familiares das vítimas, jurados, psicóloga perita e, inclusive, a ré, representada com excelência pela aluna Jéssica Cristina Vitorino da Silva. 
A ré, responsável pelo massacre simulado, foi julgada e condenada pelo Júri. Os aspectos psicológicos envolvidos foram apresentados, contextualizando provas, assim como o modus operandi da acusada.
As informações foram usadas sem compromisso com a realidade dos casos reais, incluindo fotos das vítimas, que foram retiradas de bancos de imagens e elaboradas por inteligência artificial. O cuidado com as vestimentas e os móveis utilizados elevou a produção a outro patamar, destacando a seriedade de todos os envolvidos.
Assim como Jéssica, intérprete da ré, os demais estudantes representaram com excelência seus papéis, como Andressa Sartori Dourado, no papel da Juíza; Denise Bueno Vicente, psicóloga perita da juíza; Lara Pêgolo Buso, psicóloga assistente técnica, que instruiu a  defesa; Elisa Maria Ferreira da Silva, testemunha de acusação e mãe de uma das vítimas; Luis Felype Fonseca Costa e Wellington Gustavo Bonesi, advogados de defesa; Natanael Rodrigues Rocha e Suéllen Reis Dorissote, promotores; Gabriel Fernando de Matos Movio e Luciano Batista Enes, escreventes; Daiane Nossa Claro, Eduardo Armelindo Rizzo e Renan Vinicius Pimenta, como os policiais; e o júri composto por Bruno Spósito Berjas, Cláudia Lúcia Siqueira, Fernanda Gouvea de Carvalho, Francisco Clismaicleiton da Costa, Gabriele Stefane Gasques, Lorraine Vieira dos Santos e Maria Eduarda do Nascimento Mussato.
A atividade é de suma relevância para que seja possível à sociedade civil, compreender a lógica dos processos típicos do sistema jurídico brasileiro. 

Publicidade

Notícias relacionadas

Estudantes de Direito do UNIJALES vivenciam experiências marcantes em visita técnica a Brasília

A capital federal, palco das grandes decisões do país, foi cenário de aprendizado para os alunos do curso de Direito do Centro Universitário de Jales.

13 de Setembro, 2025

II Semana de Psicologia do UNIJALES destaca integração entre mente, corpo e emoções

Na semana em que se comemora o Dia do Psicólogo, o curso de Psicologia do Centro Universitário de Jales promoveu a II Semana Acadêmica de Psicologia, trazendo reflexões sobre equilíbrio mental, c

06 de Setembro, 2025

Direito UNIJALES celebra 41,2% de aprovação no Exame da OAB

O curso de Direito do Centro Universitário de Jales comemora mais uma conquista expressiva: 41,2% dos alunos do 10º semestre foram aprovados no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB, uma das

23 de Agosto, 2025