II SINFOR movimenta noite dos alunos do UNIJALES com palestras impactantes sobre ciências forenses

Na última sexta-feira de setembro, 27, a Câmara Municipal de Jales foi palco do II Simpósio de Ciências Forenses do Noroeste Paulista, evento que apresentou fatos verídicos e que deixou marcas profundas na comunidade acadêmica e local.

ENSINO SUPERIOR em 12 de outubro, 2024 12h10m

Na última sexta-feira de setembro, 27, a Câmara Municipal de Jales foi palco do II Simpósio de Ciências Forenses do Noroeste Paulista, evento que apresentou fatos verídicos e que deixou marcas profundas na comunidade acadêmica e local. Com o propósito de mostrar os bastidores da investigação criminal, o simpósio, idealizado pelo Prof. Me. Adônis Coelho, se firmou como um evento anual do Centro Universitário de Jales, apresentando conteúdo inédito e relevante aos espectadores.

Organizado com a colaboração da Profa. Ma. Kelys Ramos, coordenadora dos cursos de Biomedicina e Farmácia do UNIJALES, e com o auxílio dos alunos, o simpósio trouxe dois especialistas para compartilhar seus conhecimentos e experiências. Discentes de diversos cursos marcaram presença na ocasião.

Palestras que desvendam o lado oculto das investigações

Iniciando de forma intensa, a perita criminal Ilaiáli Souza Leite trouxe à tona o tema "Feminicídio e a linguagem oculta do sangue". Graduada pelo Instituto de Física de São Carlos da USP e com vasta experiência na análise de locais de crime, Ilaiáli apresentou de forma minuciosa como provas, muitas vezes ignoradas, contam histórias devastadoras, revelando a brutalidade de crimes que silenciam vidas. Seu trabalho na perícia externa de São Paulo desde 2019 tem sido um verdadeiro mergulho nas evidências que, por mais discretas que pareçam, trazem à luz a verdade por trás de casos trágicos de feminicídio.

A segunda palestra da noite, "Transformando vestígios em justiça: inovações tecnológicas nas ciências forenses", foi conduzida por Alex Alfredo de Oliveira, perito criminal de São José do Rio Preto/SP. Alex é formado em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul e com mestrado pela USP. O perito apresentou aos presentes como os avanços tecnológicos vêm revolucionando as investigações criminais, convertendo mínimos vestígios em peças-chave para a resolução de crimes. Seu relato detalhou técnicas de análise que, muitas vezes, passam despercebidas, mas que são fundamentais para fazer a justiça prevalecer.

Publicidade

Detalhes que fazem a diferença

Os alunos e convidados foram presenteados com mimos que traziam o clima investigativo do evento: canetas em formato de ossos humanos, doces e canecas temáticas, lembranças simbólicas que reforçaram a inovação e a criatividade envolvendo toda a ação simpósio.

Além disso, o evento contou com o patrocinadores que contribuíram para tornar o encontro ainda mais especial, sendo eles: Drogaria Belaforma, Dra. Isabele Fernanda Boldrin, C&V Motors, Dra. Pâmela Zulin, Olhos Verdes, KG Nail Designer, D.Y Soccer, Power Force Gyn, Jhonny Gesso, Supermercado Viana, Gobbi Consultoria, Invictus Barbearia, LE Prataria, Betel Center, Drogarias Ultra Popular, Top Body, Osaka, Farma Jales, Helô Calbo - Amigurumi, Car Service DOHO, Smart Games, Obela Acessórios, Mineiro Construção, Lais Galice Studio da Beleza, Edilaine Presentes, Unika Confecções, On Sabor e Ótica Celes.

O II SINFOR foi mais do que um evento acadêmico: uma imersão única no mundo das ciências forenses, dialogando para a importância e a complexidade do trabalho dos peritos criminais. Jales, mais uma vez, foi palco de um encontro que uniu ciência, inovação e justiça.

Publicidade

Notícias relacionadas


Publicidade

Enquete

Você é a favor da reforma da previdência?


Redes sociais

Colunistas