Aterro Sanitário de Jales foi avaliado pela CETESB e recebeu a nota 9,8

O Aterro Sanitário Municipal obteve uma excelente avaliação da CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) no IQR

Meio Ambiente em 30 de julho, 2022 13h07m

O Aterro Sanitário Municipal obteve uma excelente avaliação da CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) no IQR – Índice de Qualidade dos Resíduos. O local, que está sob gestão da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente, após minuciosa vistoria, recebeu nota 9,8 na avaliação da qualidade de sua operação.

Desde 1997, a CETESB tem organizado e disponibilizado anualmente as informações sobre as condições ambientais e sanitárias dos locais de destinação final de resíduos domiciliares nos municípios paulistas, para a elaboração do Inventário Estadual de Resíduos Domiciliares e o aprimoramento dos mecanismos de gestão ambiental no Estado.

Através das inspeções de seus técnicos, as informações coletadas são processadas a partir de um questionário padronizado cujas pontuações variam de 0 a 10, são avaliadas as características locacionais, estruturais e operacionais dos locais de tratamento e disposição de resíduos.

Publicidade

A Companhia processou os dados obtidos e consolidados em cada um dos 645 municípios do estado, que foram comparados entre 2020 e 2021. Em 2020, Jales recebeu a nota de 8,4, evoluindo para 9,8 em 2021, o que demonstra o claro desenvolvimento do local e as condições adequadas de operação.

A secretária Municipal de Meio Ambiente, Sandra Gigante, ressaltou que “o trabalho que vem sendo executado em relação ao Aterro Sanitário é feito com muita responsabilidade e com muita dedicação, por muitas vezes é algo que a população não percebe, mas que tem grande importância no nosso cotidiano. Nossa cidade gera quase quarenta toneladas de lixo por dia e essa informação é praticamente desconhecida pelos moradores. Por isso, nós da secretaria, não medimos esforços para que o serviço seja executado da melhor maneira possível e dentro das normas legais exigidas desde o recolhimento nas casas até o destino final no aterro sanitário.”

O diretor do Departamento de Meio Ambiente da pasta, o engenheiro ambiental, João Gabriel Segantine. Ressaltou que “toda a equipe ficou muito feliz com o resultado da avaliação e o reconhecimento do trabalho executado. Nós estamos sempre buscando atender às exigências técnicas feitas pelo órgão fiscalizador e essa nota reflete isso”, comentou.

Publicidade

Notícias relacionadas


Publicidade

Enquete

Você é a favor da reforma da previdência?


Redes sociais

Colunistas