05 de Julho, 2025 08h07mMobilidade Urbana

Vereadores pedem informações a Secretarias sobre obra irregular na Avenida Salustiano Pupim

Por meio do Requerimento nº 127/2025, os Vereadores da Câmara Municipal de Jales solicitaram informações à Secretaria Municipal de Obras, Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano, e à Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Segurança Pública, sob

Por meio do Requerimento nº 127/2025, os Vereadores da Câmara Municipal de Jales solicitaram informações à Secretaria Municipal de Obras, Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano, e à Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Segurança Pública, sobre uma obra irregular na Avenida Salustiano Pupim, defronte a um frigorífico, realizada sem autorização do Executivo. A propositura foi aprovada por unanimidade nesta terça-feira, dia 1º de julho, nas 1826ª Sessão Ordinária.

 No documento, os parlamentares mencionaram que a informação sobre a irregularidade chegou ao conhecimento da Câmara, e afirmaram que a execução da referida obra resultou na interdição de via pública, sem os cuidados necessários para a sua devida sinalização, comprometendo a segurança do trânsito e dos moradores locais.

 Ainda, os Edis alertaram que a ausência de autorização por parte dos órgãos municipais competentes e a falta de fiscalização adequada podem ocasionar danos ao erário público e aos cidadãos, como aparentemente ocorreu com uma moradora, que teve seu veículo afetado, e ressaltaram que é fundamental identificar os responsáveis pela fiscalização de obras irregulares e, principalmente, apurar a responsabilidade pela reparação de danos eventualmente causados à população.

Publicidade

 “Quem vai pagar o prejuízo da moradora? Essa obra teve início e não foram feitos nenhuma documentação e nenhum pedido na Secretaria de Obras – conversei com o Secretário Manoel de Aro. Também não foi avisada a Secretária de Mobilidade Urbana para que fossem colocadas placas [de sinalização]. Uma faixa foi colocada depois que o acidente aconteceu. Então o prejuízo ficou com a moradora, que teve o kart e a frente do carro arrebentados”, relatou a Vereadora Andrea Cristina Moreto Gonçalves (PODE) na Sessão Ordinária.

 A parlamentar afirmou que “o loteador que fez essa obra tem que chegar e saber que aqui as pessoas têm que procurar as coisas certas”. “Depois da resposta que vamos receber, desse Requerimento, vamos enviá-la à moradora para que entre na justiça e receba pelos danos”, completou.

 O Edil Rivelino Rodrigues (PP) se manifestou com irritação em relação à obra. “É ridículo o que acontece em Jales. O pessoal coloca um monte de terra interditando metade da via. Por mais que você coloque um cone ou fita zebrada, aquele local é escuro. Jales está virando terra de ninguém. Acho que teríamos que tomar uma atitude drástica em relação a isso. Sou favorável a fazer uma convocação das pessoas responsáveis e trazê-las aqui para debatermos esse assunto”, declarou.

Publicidade

Notícias relacionadas

Prefeitura de Santa Albertina promove curso sobre a nova Lei de Licitações na Câmara Municipal

A Prefeitura do Município de Interesse Turístico de Santa Albertina promoveu, na Câmara Municipal, dois dias de curso voltado à nova Lei de Licitações e Contratos (Lei nº 14.133/2021).

06 de Setembro, 2025

Dom Reginaldo Andrietta participa de painel com a OEI na COP30 na terça-feira (18/11)

Dom Reginaldo Andrietta, Bispo Diocesano de Jales, chegou em Belém do Pará na última quarta-feira, dia 12 de novembro, para participar da COP30 (Conferência das Partes da Organização das Naçõe

15 de Novembro, 2025

Especiato pede informações sobre irregularidades apontadas pelo Detran em relação ao transporte escolar de Jales

Aprovado por unanimidade na segunda-feira, dia 13 de outubro, na 1836ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Jales, o Requerimento nº 190/2025, do Vereador Luís Especiato (PT), trata do pedido

18 de Outubro, 2025