Aprovado por unanimidade na 1810ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, o Projeto de Lei nº 127/2024, de autoria dos Vereadores Hilton Alessandro Marques de Oliveira e Rivelino Rodrigues, dá o nome de “Romeu Cisterna” à Casa do Poeta e do Escritor de Jales (anexa ao Museu Histórico Municipal “Armando Pereira da Silva”, na Rua 08, nº 2266, no Centro).
“A presente proposição tem como objetivo prestar uma justa homenagem ao Senhor Romeu Cisterna, propondo a denominação de um espaço cultural público do qual foi um dos idealizadores, com seu nome, em reconhecimento à sua contribuição significativa para a literatura, a cultura e a história de nossa cidade”, diz o documento.
O Projeto de Lei também detalha que Cisterna nasceu em uma família humilde, foi neto de imigrantes italianos e filho de Otávio Cisterna e Domingas Pereira Dias. “Desde a infância, seu espírito trabalhador e resiliente o levou a ajudar no sustento de sua casa, engraxando sapatos na frente do Cinema Eldorado, no bairro Além-Ponte, em Sorocaba/SP. Sua história de vida foi marcada por desafios, como a escassez de recursos e as dificuldades de estudar durante a Segunda Guerra Mundial, mas sempre com uma enorme paixão pela educação e pela arte”, consta na propositura.
Outras informações citadas no Projeto de Lei são de que, desde jovem, o homenageado demonstrou seu talento para a escrita, criando pequenas peças teatrais e poesias para seus colegas e que, ao longo de sua trajetória, tornou-se um importante nome da literatura jalesense, sendo autor de diversas obras, entre elas “Laguna”, “O Cachimbo de Ouro”, “O Evangelho segundo San Romeu”, “Além dos Recifes Azuis” e “A Raposa e o Espantalho”.
De acordo com o texto da propositura, a escrita de Cisterna encantou e atraiu muitas pessoas, contribuindo para o fortalecimento da cultura local e, além disso, foi um membro ativo da Casa do Poeta e do Escritor de Jales, onde exerceu funções de destaque, mesmo que por um período limitado, sempre sendo uma referência para os amantes da literatura. “Sua natureza introspectiva e sistemática, somada à sua dedicação à vida e à arte, fez dele um homem respeitado e admirado por todos que o conheciam”, afirma o documento.
“Faleceu em 12 de agosto de 2024, mas deixou um legado literário e cultural imenso, que merece ser eternizado. A proposta de denominar um espaço público com o nome de ‘Romeu Cisterna’ é uma forma de perpetuar a memória de um homem cuja vida foi dedicada à literatura e à promoção da cultura, sendo exemplo de perseverança e talento para as futuras gerações. Trata-se de um tributo merecido a quem tanto fez para a valorização da nossa cidade, de suas histórias e de suas artes”, finaliza a propositura.
Câmara aprova Projeto de Lei que dá à Casa do Poeta e do Escritor o nome de Romeu Cisterna
Aprovado por unanimidade na 1810ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, o Projeto de Lei nº 127/2024, de autoria dos Vereadores Hilton Alessandro Marques de Oliveira e Rivelino Rodrigues, dá o nome de “Romeu Cisterna” à Casa do Poeta e do Escritor d
Publicidade
Notícias relacionadas
Esporte
Secretaria de Esportes e Juventude entrega o Troféu do Servidor Público de Jales 2024
Na manhã de quarta-feira, 24 de outubro, a Prefeitura de Jales, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Juventude, realizou a entrega dos troféus aos campeões das competições entre servido