Fundo Municipal do Idoso de Jales pode receber doações da declaração do imposto de renda

Mais uma vez, o Fundo Municipal do Idoso (FMI) do município de Jales lançou uma campanha para incentivar o encaminhamento de doações para o órgão através dos valores devidos ao Imposto de Renda. É importante ressaltar que tanto as pessoas físicas, quanto as jurídicas podem contribuir com o projeto.   O Fundo, criado pela Lei Municipal nº. 3486, de 11 de novembro de 2008, e regulamentado pelo Decreto Municipal nº.

Solidariedade em 25 de fevereiro, 2023 12h02m

Mais uma vez, o Fundo Municipal do Idoso (FMI) do município de Jales lançou uma campanha para incentivar o encaminhamento de doações para o órgão através dos valores devidos ao Imposto de Renda. É importante ressaltar que tanto as pessoas físicas, quanto as jurídicas podem contribuir com o projeto.

O Fundo, criado pela Lei Municipal nº. 3486, de 11 de novembro de 2008, e regulamentado pelo Decreto Municipal nº. 6727, de 01 de abril de 2016, tem por objetivo financiar projetos complementares referentes às políticas públicas municipais, apresentadas por organizações da sociedade civil e por organizações governamentais, que estejam em consonância com as diretrizes de políticas para a pessoa idosa do município e com o Plano de Aplicação de Recursos do FMI.

De acordo com a gestora do Fundo Municipal do Idoso, Lislaine Colombo Chiaparini, os valores doados ao FMI serão aplicados em projetos e programas de atendimento ao idoso no município de Jales, aprovados pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa - CMDPI. 

“Vale ressaltar que as leis de incentivo social têm um papel importante e de forma positiva auxiliam a vida de muitos cidadãos. Devido às doações realizadas por meio do Imposto de Renda, vários projetos ganham vida, ajudando milhares de pessoas”, afirmou Lislaine.

Publicidade

Segundo as Leis de incentivo social, o FMI pode ser beneficiado com as doações dos valores devidos ao Imposto de Renda, que podem ser deduzidas da taxa a ser recolhida no ano seguinte pelo contribuinte. O limite global para doações previsto na Lei é de 1% do imposto devido para pessoa jurídica, e de 6% para pessoa física, conforme orientam as Instruções Normativas da Receita Federal nº. 1131, de 21 de fevereiro de 2011 e nº 267, de 23 de dezembro de 2002.

Para realizar a doação basta preencher o formulário do Guia para Doação ao FMI que um boleto bancário para recolhimento da doação será emitido. Após a quitação do boleto, o doador receberá por e-mail o recibo de comprovação da doação. Doações diretas também podem ser feitas pelo CNPJ: 40.822.078/0001-06, no Banco do Brasil (Agência 0411-1 e Conta Corrente 36.790-7).

O Fundo Municipal do Idoso  está localizado na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, na Rua 17, nº 2161 – Centro. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (17) 3632-7719.

Publicidade

Notícias relacionadas


Publicidade

Enquete

Você é a favor da reforma da previdência?


Redes sociais

Colunistas