Estudar Português é investir no presente e futuro profissional. A Língua Portuguesa contemporânea abrange o que chamamos de “Linguagem”; o modo como lemos, falamos e escrevemos determina as melhores e as piores oportunidades no mercado de trabalho.
Pensando nisso, 100% das provas de concursos públicos cobram o idioma que está entre os dez mais falados do mundo, a língua nativa dos brasileiros. O que diferencia o candidato é apreender que não há espaço apenas para o certo e o errado, mas também, para a presença do estudo da língua nas questões discursivas específicas e Redação.
Além disso, seguem quatro motivos para a nossa Língua materna ser valorizada. Representados pelo acróstico BASE. B: base para compreensão dos assuntos específicos. A: assertiva em todas as provas. S: sistemática da linguagem e não apenas regras. E: expansão na comunicação pessoal e profissional (oral e escrita).
A pergunta é: O que é necessário para “mandar bem” na disciplina? Dedicação e respeito. Estatisticamente, a Língua Portuguesa é a disciplina que mais reprova em concursos, em média. É preciso dedicar-se à lógica da disciplina, buscando o estudo da regra e do sentido, concomitantemente. E, por consequência, respeitá-la é assumir a importância e a necessidade de estar em constante aprendizado da nossa Língua.
Sobre a profa. Katia Cassuchi
A profa. Espec. Katia Juliara Cassuchi Bigulin é graduada em Letras e especialista em Linguística e Literatura. Também atua como coordenadora do curso de Letras e professora de Língua Portuguesa no Centro Universitário de Jales – Unijales.
Katia é professora de Gramática e Redação no Anglo de Jales, profa. De Leitura no Anglo Fernandópolis, professora de redação no Anglo Votuporanga e trabalha como professora de Gramática no Colégio De Angeles – Poliedro Araçatuba.