11 de Maio, 2024 08h05mJales

Jales recebe projeto que oferecerá exames gratuitos de mamografia às mulheres do campo

O projeto “Semear é Cuidar,” que tem como lema “Semeando informação e promovendo saúde para mulheres do campo”, realizado em parceria entre o Sistema FAESP/SENAR-SP, Comissão Semeadoras do Agro, ONGs Orientavida e Pense Rosa, em conjunto com o Sindi

O projeto “Semear é Cuidar,” que tem como lema “Semeando informação e promovendo saúde para mulheres do campo”, realizado em parceria entre o Sistema FAESP/SENAR-SP, Comissão Semeadoras do Agro, ONGs Orientavida e Pense Rosa, em conjunto com o Sindicato Rural e Prefeitura de Jales foi lançado em Jales oficialmente na manhã da segunda-feira, dia 06 de maio, no Sindicato Rural de Jales.

 
O evento de lançamento do programa contou com a presença do presidente do Sindicato Rural de Jales, o Sr. José Candêo, o diretor Barcinho Ormaneze, a diretora da FAESP e coordenadora executiva da Comissão Semeadoras do Agro, Dra. Adriana Menezes, a vice-presidente da Comissão Semeadoras do Agro, Dra. Juliana Farah, o gerente regional do Sebrae, Marcos José Amâncio, a analista de negócios do Sebrae, Camila Brunassi Marques, a diretora da Ong Orientavida, Ana Eliza Angelieri, a secretária municipal de Saúde, Nilva Gomes Rodrigues de Souza, a secretária municipal de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente, Sandra Gigante, o secretário de Comunicação Douglas Zílio, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, José Célio Martini, a assessora do Fundo Social de Solidariedade, Andréa Modesto, que representou a presidente e primeira-dama Alziane Rossafa Moreira, a vereadora Ana Carolina Lima Amador, além da equipe de colaboradores do Sindicato Rural de Jales e agentes de saúde.


O projeto “Semear é Cuidar” é um desdobramento do “Programa Promovendo Saúde no Campo” (PPSC), que realiza palestras sobre saúde da mulher e exames gratuitos de mamografias e ultrassons. Por meio do projeto, cada sindicato tem a oportunidade de indicar mulheres do campo que não tenham plano de saúde e realizar, de forma gratuita, 50 exames de mamografia.


O programa, que busca aprimorar a qualidade de vida e a saúde das mulheres, conta com a participação ativa dos sindicatos rurais, com o apoio da Secretaria da Mulher do Governo de São Paulo, Américas Amigas e das Prefeituras Municipais e secretarias de saúde regionais.

 
Para a Dra. Juliana Farah, vice-presidente da Comissão Semeadoras do Agro, a proximidade com as comunidades é um fator positivo para a realização do projeto: “O objetivo é buscar cidadania e a inclusão da mulher do campo. Muitas vezes, elas não têm a possibilidade de acesso à unidade básica de saúde e a serviços médicos em geral, mesmo que para exames simples. Queremos apoiá-las e contribuir não só com a realização dos exames, mas também com informações e orientações”.

Segundo a Dra. Juliana, infelizmente, muitas mulheres acabam não realizando exames preventivos, e quando descobrem algo, 77% delas já está em um estágio avançado da doença, quando já não há mais possibilidades de tratamento. Além de disponibilizar exames, o “Semear é Cuidar” proporciona às produtoras rurais uma rede de apoio e informação sobre cuidados com a saúde.

Publicidade

A secretária municipal de Saúde, Nilva Gomes Rodrigues de Souza, parabenizou a iniciativa durante a cerimônia de lançamento do projeto: “gostaria de agradecer imensamente a parceria do Sistema FAESP/SENAR-SP com o Sindicato Rural e a Prefeitura de Jales, por meio da Secretaria de Saúde e aproveito a oportunidade para colocar à disposição nossas equipes da Estratégia da Saúde da Família da Zona Rural para ajudar a identificar as mulheres do campo para que possam realizar os exames de mamografia, essenciais para a prevenção e detecção precoce do câncer de mama”.

A secretária de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Sandra Gigante também agradeceu o apoio da FAESP/SENAR, Sindicato Rural de Jales, do SEBRAE e das demais instituições envolvidas e destacou “a sensibilidade do projeto que percebeu a carência da mulher do campo que, muitas vezes, descuidam da atenção à saúde. Cada vez mais percebemos como as produtoras rurais estão precisando de ações como essas. Além  dos exames de saúde que o Programa oferece, a mulher do campo percebe que está sendo valorizada por causa do carinho e atenção oferecidos a elas. Como disse a Dra. Juliana, são experiências que elas vão levar na memória para sempre”, finalizou.

O Programa, que tem como lema “Semeando informação e promovendo saúde para mulheres do campo”, já encaminhou mais de mil mulheres para exames de mamografia e ultrassom em 19 municípios do Estado, em um ano de trabalho. Para 2024, a previsão é chegar a mais 13 cidades, atendendo a cerca de 3 mil mulheres e também atuar na prevenção ao câncer de colo de útero e de pele.



 

Publicidade

Notícias relacionadas

Santa Casa de Jales recebe visita do Diretor do DRS-XV

A Santa Casa de Misericórdia de Jales representada pelo vice-presidente, Guilherme Soncini da Costa, e o Diretor Administrativo, Rafael Carnaz Prado, recepcionaram na quinta-feira (03/07) em nossa in

12 de Julho, 2025

Mães de Jales terão atendimentos gratuitos de beleza na praça do jacaré entre 14 e 16 de maio

Em homenagem ao Dia das Mães, o Fundo Social de Solidariedade de Jales e parceiros, mais uma vez, irão proporcionar atendimentos de beleza gratuitos para as mamães carentes do município, na Praça

10 de Maio, 2025

Solidariedade também na 1ª Santa Feijuca do Bem da Santa Casa de Jales

A Santa Casa de Misericórdia de Jales realizou na tarde de sábado (12/07) a Santa Feijuca do Bem, reunindo solidariedade, música boa e feijoada.

26 de Julho, 2025